Fundo Social realiza capacitação dos direitos sexuais no Arteduvale em Pindamonhangaba
segunda-feira, 2 de maio de 2011O Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de guia Pindamonhangaba, em parceria com o Grupo Reprolatina (Campinas) e o Gam (São José dos Campos), realizaram, nos dias 18, 19 e 20 de abril, no centro cultural Arteduvale, o curso de capacitação dos Jovens Vigilantes dos Direitos Sexuais e Reprodutivos.
O curso é o resultado de um projeto piloto e pioneiro na região e foi implantando em Pindamonhangaba pelo Grupo Reprolatina, uma organização não governamental que busca melhorar a saúde sexual e a saúde reprodutiva das populações menos favorecidas da América Latina. Desde agosto de 2010, mais de 20 adolescentes com idade entre 14 e 18 anos de diversas escolas foram selecionados pela Diretoria Regional de Ensino de Pindamonhangaba para a capacitação.
Durante o curso de capacitação diversos módulos foram abordados, visando a melhoria do acesso e da qualidade de atenção em saúde sexual e saúde reprodutiva. As atividades incluíram palestras, grupos de discussões sobre autoconhecimento, autocuidado, a importância de visar à vida com mais saúde, o uso de métodos anticoncepcionais, como prevenir as DST e o uso correto de preservativos.
A coordenadora dos AMP (Adolescentes Multiplicadores de Pindamonhangaba), Kátia Villaça, acredita na importância desse projeto para a cidade. “Esses jovens, depois de conscientizados, irão passar para frente o aprendizado tanto em casa quanto na escola. De agora em diante nos encontraremos de 15 em 15 dias para reuniões onde decidiremos ações para agir em prol da educação sexual”, afirma Kátia.
Para a coordenadora do Arteduvale, Andréa Batista, a escolha do centro cultural Arteduvale para as atividades de capacitação aconteceu pelo fator cultural, “Durante a capacitação os alunos ficaram o dia todo reunidos no Arteduvale, por isso o espaço foi importante, também o fato de que futuramente os adolescentes irão trabalhar a conscientização sexual em suas escolas usando de expressões artísticas como teatro e dança tem tudo a ver com o Arteduvale”.
Para a aluna Thainá Ágata Alves, de 15 anos, estudante do Ensino Médio na escola Deputado Claro César, em Moreira César, os três dias de capacitação responderam muitas dúvidas. “Foi legal pra fazer perguntas e tirar dúvidas, tivemos muito tempo pra conversar e de agora em diante o importante é passar pra frente o que aprendemos. Pretendo montar um grupo de apoio na minha escola falando sobre sexualidade e também outros assuntos decorrentes na vida dos jovens”, disse. Para Thainá, é importante falar abertamente com os jovens para que a conscientização seja o primeiro passo para prevenção. “Se não conversarmos sobre o assunto não podemos ter conhecimento dele e assim prevenir problemas futuros como uma gravidez na adolescência ou doenças sexualmente transmissíveis”, acredita a estudante.
A presidente do FSS, Maria Angélica Ribeiro, acredita que o projeto é muito importante para os jovens de Pindamonhangaba. “Só assim podemos criar adultos mais conscientes. O tema é importante, pois as DST’s e gravidez precoce são assuntos constantes na nossa sociedade e que não podem ser ignorados”.
Fonte: Prefeitura de Pindamonhangaba
Mais notícias sobre Pindamonhangaba:
- Pinda: Museu realiza oficina de práticas educativas
- Árvores do pátio da Prefeitura de Pindamonhangaba são podadas
- Pindamonhangaba realiza a II Conferência Regional dos Direitos do Idoso
- Tarifa do transporte público em Pinda será de R$ 2,85 a partir de domingo
- Trabalhadores da construção civil mantêm greve em Pindamonhangaba